Sanduíche Triângulo de Chester

03/12/2018

Sanduíche Triângulo de Chester

 

Com a correria do dia a dia muitas vezes precisamos de lanches rápidos. Uma boa alternativa são os sanduíches!

Feito com hortaliças frescas (cenoura beterraba e alface), um pão integral bem levinho, chester, queijo e um pouco de maionese com temperinho verde.

 

Estes são alguns benefícios de seus ingredientes:

·         Fonte de energia e fibras, que regulam o funcionamento do intestino.

·         Tem proteína, essencial para a construção e manutenção da massa muscular.

·         Fornece betacaroteno, que ajuda a manter a pele saudável e estimula a sua coloração.

·         Tem cálcio, importante para manter os ossos saudáveis.

 

Importante: a quantidade que você vai consumir (se meio ou um inteiro, por exemplo) vai depender de suas necessidades diárias, o momento em que você vai comê-lo e também o que você já consumiu neste dia!

Alice Müller - Nutricionista

 

Congelados – Quiche integral de frango

23/11/2018

Congelados – Quiche integral de frango

 

A Pão de Trigo tem varias opções de produtos congelados.  Pode ajudar naquela hora que precisamos de algo prático e rápido!

Tem pratos para almoço e jantar como panqueca, carnes, feijão, sopa e opções para café da manhã e lanches!

Feitos com temperos naturais e sem conservantes.


Dentre as opções integrais, temos o Quiche de Frango!

 

Um pedaço destes pode ser dividido em 4 fatias .  Sugestão: cortar uma pedaço e esquentar no forno ou no microondas.

 

Cada pedaço de 100g tem 165kcal, e é fonte de carboidratos, proteína e fibras para o lanche!


Alice Müller - Nutricionista

 

Bolo de Cacau e Beterraba

20/11/2018

Bolo de Cacau e Beterraba

Normalmente as crianças adoram chocolate, né?

Então que tal este bolinho feito com cacau em pó e beterraba?

A beterraba é fonte de ácido fólico (vitamina B9), ferro, magnésio e potássio, e assim como o cacau, é um alimento funcional e cheio de energia!

Quando o alimento não passa por processo de refinamento, como é o caso da farinha integral e do açúcar mascavo, ele fornece mais vitaminas, minerais e fitoquímicos para manter o organismo saudável.  E isso devemos priorizar: alimentos nutritivos e menos processados.

A farinha integral também é fonte de fibras, que é essencial para a saúde intestinal, além de ter um papel bem importante na prevenção de doenças, controlando níveis de colesterol, glicose e obesidade.

E mesmo falando em crianças, devemos pensar nestas questões, prevenindo e mostrando opções para uma vida saudável, com equilíbrio!

Alice Müller - Nutricionista
 

Pão Integral de Biomassa de Banana Verde

12/11/2018

Pão Integral de Biomassa de Banana Verde


A Biomassa de Banana Verde consiste em uma preparação feita com polpa de bananas verdes cozidas. Esta simples preparação é capaz de:

*Melhorar a imunidade;

*Contribuir para o desenvolvimento da microbiota intestinal;

*Reduzir o risco de câncer de intestino;

*Controlar os níveis de colesterol;

*Prevenir o diabetes;

*Evitar o acúmulo de gordura abdominal.

Além da Biomassa de Banana Verde, o pão é feito com 100% de farinha integral, Sementes de Abóbora e Girassol. 

O Pão de Biomassa de Banana Verde tem boa fonte de energia, proteínas e fibras.

Ótimo para o seu lanche pré-treino!


Caroline Kuhlhoff - Nutricionista

Muffin de Espinafre

05/11/2018

Muffin de espinafre

Ele é verdinho, então já chama a atenção das crianças!  Feito com espinafre e queijo, que é uma combinação deliciosa!

E para aqueles que não são muito fã dos verdes, o muffin é uma sugestão saudável e gostosa para experimentar e incluir a verdura!

Agora confira quais são os ingredientes deste delicioso bolinho salgado:

*farinha de trigo (branca e integral);

*espinafre;

*cebola;

*alho;

*tomate;

*ovo;

*leite; 

*queijos (ricota, mussarela e parmesão).

Gostou? Fique tranquilo, pois este bolinho a gente também recomenda para todos os adultos! 

Dia Mundial da Alimentação

16/10/2018

Dia Mundial da Alimentação

 

No dia 16 de outubro comemora-se o Dia Mundial da Alimentação. Esta data foi criada como uma forma de promover uma reflexão sobre a alimentação mundial e aqueles que sofrem com a fome. Nesta data também se comemora a fundação da FAO – Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura, em 1945.

 

Todos os anos, um tema é escolhido. O tema deste ano é sobre como o mundo pode alcançar a meta de acabar com a fome até 2030.

 

E o que podemos fazer para ajudar?

Vamos começar com pequenas mudanças no nosso dia a dia?

 

ü  Evite o desperdício de alimentos. Não prepare comida em excesso ou e tente não servir-se mais do que consegue comer.

ü  Utilize sobras, talos e cascas em suas preparações! Se sobrou arroz, ele pode virar um bolinho ou massa de pizza. Use talos para fazer uma farofa. Folhas de beterraba e cenoura combinam com omelete! Estes são alguns exemplos entre tantas preparações deliciosas e nutritivas que podem ser feitas.

ü  Se cozinhar a mais, você também pode congelar o que restou.

ü  Planeje suas compras e compre o necessário para que os alimentos não estraguem antes de você consumir.

ü  Armazene corretamente os alimentos.  Deixe na frente os itens que já começou a consumir ou com validade próxima do limite.

ü  Sempre que puder, compre de produtores locais, incentivando a economia local e ajudando na preservação do meio ambiente.

 

Com estas ações já vamos estar contribuindo com um mundo melhor!

 

Alice Müller - Nutricionista

 

 

Bolo de fubá integral

05/10/2018

BOLO DE FUBÁ INTEGRAL 

Versão mais saudável de bolo, pois além da farinha de milho, é feito com farinha de banana verde, leite de coco e açúcar mascavo. Ou seja, mais nutrientes!

- a farinha de milho, feita através do milho moído,  é fonte de energia

- a farinha de banana verde agrega mais fibras, que é essencial para manter nosso corpo saudável

- o leite de coco que tem ácido láurico que fortalece o sistema imune

- é adoçado com açúcar mascavo, que fornece mais minerais que a versão refinada! 


Bom Apetite!


Alice Müller - Nutricionista

Kränzchen

03/10/2018

Você Já ouviu falar em Kränzchen?

Na cultura alemã, significa encontro com as amigas: um momento para conversar, trocar idéias, compartilhar experiências, tricotar, dar muitas risadas...e tudo isso na companhia de petiscos, um chá ou café!

Antigamente, as reuniões sempre aconteciam na casa de um das amigas e, normalmente a anfitriã era a responsável por preparar comes e bebes. 

Hoje, os compromissos aumentaram e o tempo encurtou. A vida agitada faz com que nos esqueçamos de coisas boas e simples como os encontros com amigos.

Pensando nisso, a Pão de Trigo resolveu ser a anfitriã da vez, reservando as tardes de terças-feiras, na cafeteria, durante o inverno, para resgatar e vivenciar o Kränzchen! 

Foi uma temporada linda, onde por três meses, todas as tardes de terças feiras o chá foi por nossa conta. Ouvimos muitas risadas, histórias legais, de amigas que há tempos não se encontravam, e o Kränzchen foi um facilitador para que os encontros acontecessem!

E provavelmente ano que vem, no inverno, tem mais Kränzhen, aguardem! : )


Lanches saudáveis para crianças

02/10/2018

Lanches saudáveis para as crianças

Uma alimentação saudável é um dos fatores determinantes para o bom crescimento e desenvolvimento das crianças, promovendo sua saúde e bem estar.

Sabemos que, muitas vezes, comprar um lanche pronto, auxilia na correria do dia a dia. É prático! No entanto, oferecer alimentos ultraprocessados não é indicado.

Pensando nisso, elaboramos uma lista de nossos produtos preparados com ingredientes nutritivos, para comer em casa, no parque, no passeio, na casa dos amigos...

Estas são algumas sugestões:

Cada criança tem suas necessidades individuais! Estas são apenas idéias que poderiam ser incluídas nas refeições dos pequenos.

Alguns produtos estão disponíveis diariamente em nossa padaria e outros podem ser solicitados por encomenda.

Estamos a disposição se tiverem dúvidas quanto aos alimentos listados ou outros que oferecemos aqui! E se tiverem alguma sugestão, também será bem vinda!

Alice Müller - Nutricionista