Você vai fazer uma comemoração? E não sabe como calcular os salgadinhos? Nós te ajudamos!

14/08/2019

Dicas de como calcular a quantidade de salgadinhos e docinhos para sua festa

     Organizar uma festa requer cuidados especiais. Para que tudo saia conforme o planejado, e para que os convidados fiquem felizes, é extremamente importante calcular a quantidade de salgadinhos e docinhos corretamente.

     Como aqui na Pão de Trigo muitos clientes nos perguntam sobre qual a quantidade correta de comes para se calcular nas festas, resolvemos criar essa postagem em nosso blog, com o objetivo de tirar dúvidas e ajudar nessa tarefa que nem sempre é simples.

     Para calcularmos a quantidade de salgados e doces da festa, precisamos ficar atentos aos detalhes como: horário da festa, quantidade de convidados, faixa etária. e tipo de festa.

     O horário do evento é muito importante, pois se for próximo a uma refeição principal, como almoço e jantar, as pessoas estarão com mais fome, e consequentemente consumirão uma maior quantidade de comida. E se for realizado depois de uma refeição principal, as pessoas já estarão mais satisfeitas e, portanto, se alimentarão menos na festa.

     Quantas pessoas serão convidadas para a festa? E dessas, quantas são adultas e quantas são crianças?

     As crianças com menos de dois anos não precisam entrar na contagem. Aquelas com até 8 anos, a cada duas crianças contam como um adulto. E as maiores de 9 anos já entram na contagem normal. Essa separação por idade é muito importante para definir a quantidade de comida, para não faltar e nem sobrar demais. Se você quiser ainda ser mais detalhista, vale lembrar que pessoas idosas comem menos que adultos jovens. E que convidados homens comem mais do que as mulheres.

     Agora é hora de calcular os comes para o evento!

     O ideal é optar por um cardápio entre 4 a 10 opções de salgados diferentes, dependendo do número de convidados, é claro. Se forem poucos convidados não precisa de muita variedade de sabores. Você também deve ficar atento às necessidades dos convidados, se têm alguma intolerância (glúten / lactose), ou se são vegetarianos/veganos. O bom é mesclar com as opções de recheios como: carne de gado, carne de frango, peixe, queijos, legumes. E também as texturas: frituras, assados, sanduíches e folhados.

     Vale também ficar atento se terão outras opções no cardápio como churrasco, cachorro quente, pizzas, etc., dessa forma é possível fazer um combinado de itens por pessoa e balancear a quantidade de cada item.

    SALGADINHOS E DOCINHOS:

     -Adultos consomem em média 12 salgados variados, 5 docinhos e uma fatia de torta.

     -Crianças consomem por volta de 6 salgados variados. Elas normalmente tem preferência por salgados como frituras, cachorro quente, pizzas. E doces em torno de 3 unidades e mais uma fatia de torta. Brigadeiro e branquinho são os favoritos da criançada!

     Importante lembrar que nem todos os convidados são muito chegados a doces, mas em compensação existem os que trocam o salgado por um doce! Por isso é importante qua haja um equilíbrio, e contar como se todos os convidados comessem mais ou menos a mesma quantidade.

     TORTA:

     Para a torta, você pode considerar 100g por pessoa. Por Exemplo se você tem em torno de 30 convidados, uma torta de 3Kg é o ideal. Agora se servir a torta junto com docinhos, pode diminuir a quantidade da torta. 

     BEBIDAS:

     Nas bebidas você pode usar a seguinte regra:  

     -Refrigerante: 600 ml por pessoa (se tiver outra bebida, a quantidade cai para 400ml)

     -Suco: 200 ml por pessoa. Nesse caso, dois sabores diferentes são o suficiente. Sucos naturais são os mais pedidos. 

     -Cerveja: 600 ml por pessoa adulta.

     -Água: 200 ml por pessoa, contando adultos e crianças. A água é um hidratante natural para todos os convidados, as crianças geralmente brincam e correm durante as festas e também procuram por água.

      Existem outros tipos de eventos como: workshop, reuniões, confraternização de trabalhos, onde o horário do coffee break é mais curto, e o cálculo dos salgados deve ser menor. Em torno de 6 a 8 salgados e 3 doces por pessoa é o ideal. 

     Os cálculos são aproximados. Esperamos que as dicas de como calcular os comes para sua festa tenha sido útil! 

     Desejamos uma ótima Diversão!