Comidinhas de São João

18/06/2019

        As festas juninas surgiram para comemorar a colheita do milho no verão Europeu. Por isso a presença do grão nas receitas juninas é tão comum. De origem europeia, a tradição junina acabou se incorporando à cultura brasileira.

    Uma coisa que não falta em festas juninas é a diversidade de alimentos. E é por isso que nós da Pão de Trigo preparamos um mês recheado de gostosuras de São João, para agregar muito mais sabor à sua festa. Temos à venda em nossa padaria: pé de moleque, pé de moleque com cacau, cocada, amendoim com açúcar, pipoca de leite em pó, pipoca salgada, bolo de milho, bolo de milho com coco, bolo tapioca, broa de polvilho e maria mole! 

        Outra curiosidade, é que há muitos anos, era comum que nas festas juninas as imagens dos três santos do mês de junho (Santo Antônio, São João e São Pedro) fossem gravadas em grandes bandeiras coloridas. Essas bandeiras eram colocadas em água em um evento conhecido como lavagem dos santos. A ideia era a purificação da água e de quem se banhasse com ela. Com o passar do tempo, as grandes bandeiras – ainda presentes em alguns lugares – deram lugar às famosas bandeirinhas em alusão a esse ritual. Você já viu nossa decoração de bandeirinhas para o São João? A padaria ficou linda toda colorida!!

       Venha aproveitar o mês de junho e saborear todas essas delícias, e ter momentos agradáveis, aconchegantes e em família que a Pão de Trigo proporciona!